Robson V. Leite - Impulsionando Sonhos

Nichos do mercado digital e as 3 formas de vender o seu infoproduto

Em dúvida sobre o conteúdo do seu infoproduto ou ainda como escolher entre perpétuo, recorrência ou lançamento para vender ele? Confira aqui mais um vídeo sobre como empreender no mercado digital!

Impulsione sonhos você também

Receba meus insights em seu e-mail. Toda semana um conteúdo exclusivo!

quero receber por e-mail

Uma das maiores objeções para alguém que está começando a empreender no mercado digital talvez seja qual o infoproduto criar, e qual melhor forma de vender esse infoproduto. Neste vídeo entreguei uma visão ampla sobre os assuntos, e agora você confere alguns detalhes sobre nichos do mercado digital e as formas de vender o seu produto!

Os 3 grandes nichos de mercado:

Como falei no vídeo os principais nichos de mercado são conhecidos como Big Three, e neles temos os produtos diretamente relacionados com necessidades ou sonhos das pessoas. E por isso são produtos que vendem com mais facilidade.

Os 3 grandes nichos de mercado são:

  • Saúde e fitness
  • Dinheiro e Finanças
  • Amor e Relacionamento

É um nicho que pode ser explorado infinitamente, produtos de emagrecimento, dieta e alimentação, exercícios, esportes podem ser enquadrados em Saúde e fitness, em dinheiro e finanças temos temos os produtos que ensinam administração, economia, vendas, marketing, e habilidades de carreira. E por fim no amor e relacionamento os mais variados produtos incluem inclusive sedução, romance, libido, e por aí vai.

Não para por aí não. Esse é apenas o principal mercado de atuação não somente no mundo digital mas também no físico. Mas é importante ficar atendo ao nosso mundo para acompanhar o que acontece de perto, como exemplo neste momento a galeria de produtos mais quentes (mais vendidos) na hotmart quebra totalmente esse padrão…

...já que temos internet, negócios e carreira, idiomas e entre outros estourando os ponteiros dos termômetros na plataforma :)

Mas, eu preciso atuar nesses nichos?

Não, essa é a resposta simples que dou a você, e meu conselho é que você não se baseie no nicho e sim em seu interesse pessoal, algo de valor e que acima do dinheiro traga a você liberdade de trabalhar com o que ama. Isso vai fazer muito mais sentido para você em pouco tempo. Acredite em mim!

Veja da seguinte forma… Digamos que você escolha trabalhar com finanças, mas esse não é o assunto que você mais gosta, o foco seria em vender mais. Agora perceba que os principais mercados de atuação são os que mais tem clientes, mas também são os que mais tem produtos, e sendo assim provavelmente você seria apenas mais um!

Esse tipo de mentalidade em escolher o produto pelo nicho com o olho no dinheiro já provou com centenas de infoprodutos ruins que não é a melhor maneiro de construir o seu negócio. Você quer ser apenas mais um? Faça a diferença!!!!

Onde mais eu poderia atuar?

Existem muitos outros nichos e subnichos que você pode atuar, e por serem assuntos mais específicos segmentam mais seu trabalho. Não se caça no mercado digital de trabuco ou escopeta como a maioria faz, pense em um tiro a laser, mais sutil e muito mais eficiênte. Está comigo aqui? Então veja:

  • Animais e Plantas
  • Apps & Software
  • Casa e Construção
  • Culinária e Gastronomia
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Design
  • Direito
  • Ecologia e Meio Ambiente
  • Educacional
  • Entretenimento
  • Espiritualidade
  • Finanças e Investimentos
  • Geral
  • Hobbies
  • Idiomas
  • Internet
  • Literatura
  • Moda e Beleza
  • Música e Artes
  • Negócios e Carreira
  • Relacionamentos
  • Saúde e Esportes
  • Sexualidade
  • Tecnologia da Informação

Consegue ter uma ideia com tantos nichos onde você pode criar um infoproduto de qualidade com conteúdo de primeira e se destacar fazendo aquilo que te faz abrir os olhos todos os dias sem precisar de um despertador?

Certo, mas e quais são os modelos de venda desses infoprodutos utilizando o marketing digital de forma inteligente?

3 Formas de vender o seu infoproduto:

Não é de hoje que técnicas, métodos e processos são apresentados para melhorar as vendas. Gatilhos mentais, persuasão, e muitos outros recursos são estudados há anos para a criação deste processos de venda que garantem os melhores resultados.

Inclusive existem estudos de padrão comportamental, cores, posicionamento de elementos, e outros. Coisas do tipo, o verde vende mais, ou ter menos campos em um formulário de contato pode aumentar os cadastros da página da campanha (captura de leads), enfim.

Dentro desses métodos e processos podemos identificar 3 modelos de venda de produtos digitais que alteram o curso inclusive do planejamento e da produção do conteúdo deste curso. E são eles:

Produtos Perpétuos:

Aqui seu produto ficará sempre disponível para venda, assim que o cliente decidir ele só precisa acessar um link, efetuar a compra e receber seu infoproduto automaticamente. Produtos perpétuos são conhecidos como produtos que vendem todo dia…

...e é comum ver produtos neste formato vendendo até 3 mil por dia (ou até mais) com técnicas de funil de vendas, esteiras e automações.

Assinatura:

Os produtos de assinatura são explorados de forma errada aqui no Brasil. Todos os produtos que encontrei neste formato em minhas pesquisas (posso não ter visto todos) aplicam o conceito erroneamente entregando produtos perpétuos e cobrando por assinatura.

Não é uma critica e nem estou dizendo que isso não funciona, mas o conceito de assinatura é pagamento recorrente por conteúdo constante. Logo você não tem um produto e sim um sistema de entrega sob demanda. Revistas e jornais aplicam esse modelo a anos, e novamente muitos gatilhos são usados para quebrar barreiras de entrada e aumentar a retenção.

Falando em retenção, esse é o coração do negócio de recorrência. É fácil vender assinatura, mas a maioria não se prepara para manter o assinante. Evolução visível, entrega sob demanda, recursos por permanência, gamificação, networking e engajamento social, entre outros métodos podem ser usados para garantir o sucesso de sua assinatura.

Produtos de Lançamento:

E por fim temos os produtos de lançamento, onde a regra e ter o produto indisponível na maioria do tempo. Assim você terá grande escassez de oferta, garante exclusividade e consegue atingir faturamentos que muitos vão passar pela vida achando impossível de se conseguir.

Você já imaginou faturar 10 milhões de reais em menos de 1 semana? Isso já aconteceu, e resultados parecidos com isso vem acontecendo a algum tempo já. Eu já fiz e já atuei em alguns lançamentos deste porte e de fato é muito recompensador.

O fato aqui é que um lançamento não é feito em 7 dias como a oferta do modelo nos faz entender. Na verdade ele é de longe o mais trabalhoso de todos. Lançamentos são executados por semanas, meses antes de iniciar as vendas de fato.

Mas eu garanto a você, vale muito apena pois durante o workshop (processo de abertura de carrinho de um lançamento) você impacta milhares de pessoas que independentemente de comprar de você vão ter suas vidas tocadas naquele evento. Tudo acontece muito rápido durante esses dias e a adrenalina, a conexão com sua equipe e tudo rodando a milhão faz de cada lançamento uma experiência única e memorável.

Bom, agora que você já sabe como escolher seu nicho e quais são os principais nichos de mercado, assim como os modelos de venda do seu infoproduto. Que tal deixar um comentario abaixo para que possamos interagir?

Eu te vejo lá!

Ao Seu Sucesso,
Robson

#maisInsights

como vamos fazer a diferença hoje?