Robson V. Leite - Impulsionando Sonhos

Infoprodutos, o que são, quais os formatos, e como empreender no mercado digital!

eBooks, audiobooks, podcasts, vídeo aulas ou cursos online. Quais os tipos e formatos de infoprodutos e como você pode empreender no mercado digital.

Impulsione sonhos você também

Receba meus insights em seu e-mail. Toda semana um conteúdo exclusivo!

quero receber por e-mail

Agora que você já sabe mais sobre o mercado de infoprodutos e o empreendedorismo digital, vamos ver mais detalhes e alguns exemplos de  como atuar nesse mercado. Lembre-se, infoprodutores são produtores de conteúdo, e todo conteúdo pode ser um infoproduto.

Tipos de infoprodutos:

Existem diferentes formatos de infoprodutos dos quais você pode utilizar para entregar o seu conteúdo, os mais comuns são:

eBooks:

Livros digitais que você pode produzir utilizando o keynote do mac ou o powerpoint do windows. Existem outras ferramentas online que servem ao mesmo propósito, além de vários modelos prontos que você pode comprar para produzir o seu ebook.

Existem vários assuntos e diversos meios de se precificar um eBook, e além de vender esse tipo de infoproduto, você pode usar ele como isca digital, um processo de criação de lista de e-mail onde você entrega o eBook gratuitamente em um optin.

Pesquisando hoje na hotmart apenas por eBook tive uma resposta de 1966 infoprodutos a venda neste formato. Como você pode conferir na imagem abaixo:

Infoprodutos, o que são, quais os formatos, e como empreender no mercado digital!

Como você pode ver, os mais diversos tipos de assuntos podem ser transformados em um infoproduto, e assim ser comercializados.

Audiobooks e podcasts:

São infoprodutos entregues em áudio, a grande vantagem desse formato é a liberdade em estudar em qualquer lugar. Os audiobooks  e podcasts podem ser utilizados em seu smartphone, e isso permite que você os consuma no trânsito, ou em qualquer horário do dia.

Eu tenho alguns audiobooks que consumo enquanto estou programando, ou mesmo pouco antes de dormir. Os mais diferentes tipos de conteúdo de conhecimento podem ser encontrados em áudio. E novamente temos alguns exemplos desse formato de infoprodutos na Hotmart:

Infoprodutos, o que são, quais os formatos, e como empreender no mercado digital!

Vídeo Aulas:

As vídeo aulas são os formatos mais elaborados de infoprodutos que temos, o vídeo que você assistiu acima é uma vídeo aula, e o formato dessa vídeo aula pode ser identificado como aula teórica. Que é uma das diferentes formas de produzir esse tipo de conteúdo.

Eu poderia também utilizar um quadro branco para tornar essa aula mais prática, e teria um ambiente de ensino mais tradicional. Ou ainda usar screencast, gravando a tela do meu computador para passar a você o conteúdo em slides, mapas mentais ou mesmo práticas em aplicações ou softwares. E como fazemos a maioria das aulas na UpInside!

Cursos online:

É o formato de infoproduto mais completo e rico em conteúdo que temos. Nos cursos online temos um pacote onde mesclamos todos os tipos de infoprodutos para criar um treinamento de alta qualidade. Cada formato cumpre um propósito dentro de um curso online.

As vídeo aulas de rosto podem ser usadas para teorias, com quadro branco ou screencast poderia passar as aulas práticas, e ainda usar eBooks e podcasts para material de apoio ao aluno.

São produtos de mais valor e portanto mais caros, e novamente temos os mais diversos assuntos sendo ensinados por meio de cursos online. Veja mais um exemplo:

Infoprodutos, o que são, quais os formatos, e como empreender no mercado digital!

Como você viu, existe um mercado muito rico onde você pode atuar como infoprodutor, vendendo e entregando conteúdo de qualidade e ajudando pessoas a ter acesso a informações que sem o uso desse mercado talvez fosse impossível.

E por mais diversidade que tenhamos os infoprodutos tem 2 propósitos em comum que você pode identificar facilmente olhando para os exemplos neste post. Eles são criados para resolver problemas que estão relacionados a:

Uma necessidade:

Os infoprodutos de necessidade são aqueles que ajudam pessoas a cumprem com algo geralmente relacionado a trabalho e saúde. No trabalho podem ser habilidades específicas como aprender sobre um software por exemplo.

Já na saúde, temos produtos de fitness, emagrecimento, alimentação saudável, entre outros. Lembrando que existem muitos diferentes perfis de pessoas com diferentes necessidades, logo o mercado de infoprodutos e muito, mas muito amplo!

Um sonho:

Já aqui temos produtos mais relacionados com o desejo das pessoas, como por exemplo viajar para algum outro país e ter uma ótima experiência. São ótimos infoprodutos também, e que podem ser explorados nos mais diversos assuntos.

Como empreender no mercado digital:

Você pode empreender com infoprodutos no mercado digital em dos modelos. No primeiro modelo você é o expert, e vai usar um conhecimento para ajudar pessoas a realizarem algo que você já fez, e portanto tem experiência em um assunto que você vai entregar como um produto digital.

No segundo modelo de atuação você conhece um expert, e vai produzir o conteúdo dele em um infoproduto. Professores, personal trainers, cozinheiros, músicos, empresários, palestrantes, enfim, existe uma infinidade de possibilidades aqui para você faturar muito como infoprodutor, e de quebra transformar a vida de milhares de pessoas também!

E então, você já tem um infoproduto? Deixe seu comentário nesse post e me diga o que achou deste conteúdo. Me deixe saber se eu gerei valor para você e quais são suas dúvidas sobre infoprodutos, formas de atuar e sobre empreender no mercado digital!

Ao Seu Sucesso,
Robson

#maisInsights

como vamos fazer a diferença hoje?